sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Citações Eliphas Levi - Dogma e Ritual de Alta Magia



“Os homens jamais têm como provadas as verdades cuja compreensão recusam porque tais verdades se opõem às suas paixões cegas”.

“Todo poder que é incapaz de estabelecer a razão de si mesmo e que constitui um fardo sobre as liberdades sem lhes oferecer garantias, não passa de um poder cego e temporário; a autoridade verdadeira e durável é aquela cujo suporte é a liberdade e que dá a esta, ao mesmo tempo, uma regra e um freio, que é o que em política expressa o absoluto”.

“Toda fé incapaz de iluminar e engrandecer a razão, todo dogma que se opõe à vida como inteligência bem como ao livre-arbítrio em sua espontaneidade, são mera superstição; a religião verdadeira é aquela capaz de se provar pela inteligência e se justificar pela razão, mantendo, ao mesmo tempo, ambas vinculadas a uma submissão necessária – eis a indicação do absoluto em religião e em filosofia”.

"O que se requer atualmente dos sacerdotes é, principalmente, caridade, que é a expressão sublime da humanidade divina. Não basta mais à religião ser a doadora de consolações da outra vida às almas; ela se vê chamada a assistir nesta vida as dores do pobre, a instruí-lo, a dar-lhe proteção e a orientá-lo em seu trabalho”.

“É através da inteligência da verdade e da prática razoável do bem que não somente os indivíduos como também os povos se libertam. A tirania material é impraticável com seres humanos cujas almas são livres”.

“As multidões somente conspiram contra os poderes reais; não possuem a ciência do que é verdadeiro, mas sim o instinto do que é forte”.

trechos extraídos do livro Dogma e Ritual de Alta Magia de Eliphas Levi


P.S. Algumas dessas citações, entre outras de outros autores ocultistas, podem ser encontradas no livro Umbanda uma visão esotérica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário