segunda-feira, 15 de outubro de 2012

A linha da esquerda é inferior a da direita?


A natureza é dual... eu já usei esta afirmação em tantos textos que até já perdi a conta. Porém não tem jeito, o entendimento deste princípio é necessário para atingir o discernimento em diversas outras questões, pois são derivadas deste fator.

Esta lei universal é tão presente, tão evidente, que se torna difícil compreender como ainda tem gente que não conseguiu "absorver" este conceito. O átomo é dual (possui carga positiva e negativa), a eletricidade, os gêneros (macho e fêmea), nossa simetria bilateral (dois braços, duas pernas, etc.), e por aí vamos..

Até nosso cérebro, tem dois hemisférios. E não pensei que é um a cópia do outro, não, ambos são opostos e complementares. Enquanto o hemisfério esquerdo trabalha o raciocínio objetivo, concreto, o direito é responsável pela nossa capacidade de abstração, a arte, a música, a subjetividade, etc.

Depois de toda essa introdução, é que nós chegamos no assunto em questão, a Umbanda e suas duas linhas, a da esquerda (Exus e Pomba Giras ou Bombogiras) e a da direita (demais guias espirituais e entidades). E a pergunta do título do post é: Será a linha da esquerda inferior a linha da direita?

Respondendo a pergunta com outra pergunta: Você tem dois braços, será seu braço esquerdo inferior ao braço direito? Algumas pessoas tem maios habilidade no braço direito (destros) enquanto outros tem maior destreza no esquerdo (canhotos), porém ambos são necessários para a realização da maioria das atividades humanas, qualquer um que faltar, certamente fará muita falta para o indivíduo.

O mesmo ocorre com a espiritualidade, ela possui dois braços, ou melhor dizendo, duas vias evolutivas. Na Umbanda, as entidades espirituais que se manifestam através dos médiuns (os guias espirituais), quando pertencem a uma via evolutiva, dizemos que pertencem a linha de esquerda, quando pertencem a outra, dizemos que são da linha da direita. Estes são os dois braços da Umbanda, nenhum é superior ou inferior ao outro, ambos tem a mesma importância  o mesmo poder, pois são opostos que se complementam.

Estaria eu afirmando que os Exus e as Pomba Giras podem ser tão evoluídos quanto qualquer outro guia espiritual? Sim, é exatamente isso.

Este é certamente o ponto mais importante do texto, pois eu sei que a grande maioria dos umbandistas, acredita que o Exu é um ser em evolução, que um dia será um guia espiritual (quando evoluir), etc. Saibam todos, estejam cientes, que isto é uma grande mentira, uma confusão, ou fantasia dos umbandistas (estou para escrever um texto com este título, "fantasias dos umbandistas", pois realmente são várias...).

Mas então o Exu não é um ser em evolução? Claro que é... ele está sim evoluindo, assim como eu estou, assim como você e como qualquer outro guia espiritual de qualquer outra linha está, de certa forma estamos todos no mesmo "barco". Agora, o Exu é um ser de evolução inferior aos demais guias espirituais? De forma alguma, não necessariamente.

Obviamente há vários níveis de evolução dentro das linhas de esquerda, há (como sabemos) hierarquias entre os Exus, obviamente há Exus mais evoluídos, e também há os que estão em "início de carreira" como guardiões do astral. A questão é que essas hierarquias se igualam a linha da direita, onde ocorre exatamente o mesmo. Portanto podem haver Exus mais evoluídos que os demais guias que se manifestam em um terreiro, mas ele sempre se manifestará na linha de esquerda, pois este é o "caminho" evolutivo dele.

Então quer dizer que os Exus não foram marginais em outras vidas? E as Bombogiras não foram garotas de programa? Bom, talvez tenham realmente sido... assim como talvez você tenha sido um pedófilo ou serial killer, e sabe se lá mais o que, assim como eu posso ter sido, como qualquer  outra pessoa encarnada, ou mesmo um guia espiritual pode ter sido, afinal tivemos milhares de encarnações, como poderemos saber?

Mas não, Exus e Bombogiras não são marginais e muito menos depravados, os marginais do astral são os Kiumbas (que frequentemente se passam por Exus, enganando médiuns, sacerdotes e consulentes em inúmeros terreiros). Exus e Pombagiras só são "diferentes", como eu já falei, devido a sua "via evolutiva". Entenda leitor, eu não intentei essas duas linhas evolutivas, há outros autores que também se referem a ela, como Osho, para citar um. Se trata do desapego, e do viver intensamente, dois caminhos opostos, mas ambos (cada um a sua maneira) fazem o ser evoluir.

Na Umbanda, aqueles que seguiram a via do desapego, acabam se tornando o que chamamos de guias espirituais da direita, os que optam pelo "viver intensamente", pertencem a linha de esquerda. Nenhum é superior ao outro, ambos cumpriram seu papel evolutivo, porém cada um a sua maneira.

Para o Exu, não há mistérios quanto a vida humana, pois ele já viveu tudo (ou quase tudo) que poderia viver. É por isso que sua forma de manifestação faz alusão as "coisas da vida", porque ele é um "amante da vida", ele ama a vida em todas as suas facetas. Entenda, para nós o Exu é um mistério, ele é o grande arcano da espiritualidade... agora para o Exu, não há nada em nós que ele desconheça, nada que possamos fazer que o surpreenda, pois para eles somos como crianças, vivendo o que eles já viram.

Outro texto que eu estou pensando em escrever é o de "etiqueta na espiritualidade", onde eu abordarei (obviamente de maneira irônica) a questão da maioria acreditar que "quanto mais comportada a entidade", quanto mais "fala mansa" ela tiver, mais evoluída é a criatura. Ilusões, fantasias... entidades guerreiras são mais agitadas, entidades de curas, costumam ser mais calmas... o que não é uma regra, pois se o curandeiro for indígena ou africano, certamente irá se movimentar, quem sabe até "dançar" e ou gritar durante a gira.

Não é a aparência que indica o grau evolutivo de uma entidade, mas a profundidade da sua mensagem e o trabalho que ela realiza. Exus e Bombogiras sempre serão alegres, faladores, e usarão linguagem coloquial, pois eles (mais que os outros guias) não estão nem um pouco preocupados em causar boa impressão, ou em "serem aceitos".

Eles não tem nenhuma necessidade de "pompa", pois são as entidades espirituais mais "informais" de todas, em um tratamento direto com o consulente, onde este se sente a vontade para contar para os "cumpadres e as cumadres", tudo aquilo que muitas vezes não ousaria revelar nem mesmo para seus parentes ou amigos mais próximos, pois sabem que não haverá nenhum julgamento ou condenação, somente uma conversa franca de "amigo para amigo".

Entendam, eles não precisam de nós, para nada, nós é que muitas vezes precisamos deles, pois como já foi dito muitas vezes, na Umbanda:

"Sem Exu não se faz nada".

Laroiê Povo da Rua, Saravá aos donos da noite...

CAMOS

12 comentários:

  1. Adorei!
    Charles você sabe o que eu penso deles né..

    Os melhoreeees!
    Demaaaaiiis!!

    Sol

    ResponderExcluir
  2. Muito bom.
    Espero que algumas tendas cheguem á este texto, afinal, ainda tem muitos dirigentes que tratam Exu e Pombagira como seres inferiores e ignorantes, o que não é verdade...

    Alguns outros guias que carregam um arquétipo regional dentro da Umbanda, também devem ser mais estudados para que não haja mais confusão como houve (e como ainda tem) com os Exus...
    Os Boiadeiros, Marinheiros, Ciganos, Malandros, Exus Mirins... Todos estes arquétipos ainda confundem muita gente que distorce todo simbolismo que eles trazem.
    A linha dos Baianos nem tanto, pois é uma linha que já nos trouxe bastante esclarecimento de sua natureza e função... enfim, mas eu acho que nem tudo será e deve ser esclarecido, pois algumas coisas são simplesmente mistérios, rs.

    Tem previsão para o lançamento do livro?

    ResponderExcluir
  3. sem previsão para o lançamento do novo livro... eu imaginava ter finalizado, aí vieram mais capítulos na cabeça, estou escrevendo... certamente termino de escrever ainda este ano, mas aí para o lançamento, tem toda a parte da editora.

    se tudo correr bem, acho que pela metade do ano que vem, mas as datas da editora são uma incógnita

    ResponderExcluir
  4. um outro mistério muito grande na Umbanda é o Sr. Zé Pilintra das Almas, o novo livro terá um capítulo só sobre ele, vamos ver se escrevo alguma coisa aqui para o blog também

    ResponderExcluir
  5. Otimo texto..
    quanto a linguagem dos exus tem muitos terreiros que os exus falam bastante palavrão, na sua opinião eh uma coisa normal deles ou isso eh mistificação do médium?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho que é relativo, eles são escrachados mesmo... mas tem que analisar o contexto, as vezes eles nos xingam para chamar atenção para alguma "idiotice" que estamos fazendo em nossas vidas... se são só palavrões gratuitos, aí tem que ver, é difícil dizer "é ou não é", analisando assim

      mas sim existia e ainda existe muita mistificação dos médiuns em relação aos Exus, antigamente para mostrar "quem tinha o Exu mais forte", os médiuns transformavam os terreiros em verdadeiros show de horrores, comiam toco de vela acesa, etc., hoje isso já não é mais "tão comum", mas creio que ainda tem bastante por aí se procurar

      mas tem Exus com comportamentos estranhos mesmo, vozes guturais, linguajares muito característicos, etc., as vezes falta esclarecimento de quem assiste, aí julga de qualquer forma

      vou dar um exemplo, meu guia chefe as vezes rosna (é, igual animal mesmo), antigamente eu chegava a me babar quando ele fazia isso... em muitos terreiros que frequentei achavam que era uma entidade baixa, etc., enfim... eu sabia o motivo, a entidade é um mestre Xamanico milenar, as vezes ele se manifesta meio que na forma de um grande lobo branco, por isso o comportamento "bizarro", para quem não sabe o que está ocorrendo

      Excluir
  6. O Sr Exu que trabalha comigo também rosna, e como estou no começo do desenvolvimento mediunico não tenho tanto contato com meus guias. perguntei em uma gira de esquerda para outro Exu o que poderia ser, ele respondeu q na verdade o "meu" Exu estava trabalhando algumas coisas em meu chacra laringeo para melhorar a psicofonia.. Achei super interessante e vi o quanto as coisas mesmo parecendo banais para nos, no fundo tem fundamento...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é... sempre tem algo por trás

      como nos disse uma vez o meu guia chefe:

      - os aparelhos (médiuns) acham que nós dançamos, mas nós nos movimentamos, com sincronia, ritmo, para vocês parece uma dança, mas para nós é trabalho através do movimento

      ou seja, manipulação de energia Yantrica

      então os guias e Exus gritam, gargalham, assobiam, entre outros sons que emitem, este é o trabalho deles na energia mântrica (som)

      Excluir
  7. Eu sou de lá!!! Da banda de lá!!! Me sinto muito bem quando estou na presença deles. Cobalarô Esu!!! Larôie Esu!!!

    ResponderExcluir
  8. camos vc poderia escrever 1 post sobre como os guias usam a energia do cigarro (fumo em geral), bebidas alcoolicas e alguns alimentos ingeridos qnd incorporados (tipo frutas etc..)?
    eu nao consigo comprendeer como uma coisa pode ser usada tanto por espiritos ruins quando bons, pode me esclarecer?
    valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, eu detalhei esta questão no meu livro Umbanda uma visão esotérica, escrevi um capítulo só sobre isso.

      mas resumindo a questão:

      basicamente o fumo é usado como defumação (dispensável quando o terreiro faz uma boa defumação, pois sabemos que o cigarro prejudica o médium)

      a bebida funciona como um anti-séptico para o médium, protegendo-o de se contaminar com elementos trazidos pelos consulentes, deve ser ingerido em pequenas quantidades (há terreiros que se usa somente água, deixando a bebida no altar e tronqueira)

      Excluir
    2. ah sim, quando uma entidade incorporada beber "muito", abra o olho... pode ser um Egun, um Kimba, ou o próprio médium, através de Animismo, ou mistificação (o médium acredita que aquilo precisa, então reproduz)

      Excluir