quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Religiosidade Natural


O que nós do Sol de Aruanda chamamos de religiosidade natural, se refere a um tipo de religiosidade onde as leis da natureza são soberanas, onde os mitos religiosos são interpretados como alegorias, necessitando portanto serem decifrados.

É uma religiosidade de olho nas estrelas, atenta as novas descobertas científicas e principalmente as descobertas astronômicas. Entendemos que nosso conhecimento é limitado, portanto não somos detentores de verdades absolutas, já que a busca é constante.

Uma caminhada quase sem fim rumo ao encontro de nós mesmos, onde não há espaço para Deuses antropomorfos, pois em essência já somos UNOs com tudo o que existe, sendo soberanos na existência e ao mesmo tempo submissos as nossas limitações auto-impostas.

Mais contemplação e reflexão do  que adoração, é a religião do aprimoramento humano, livre do dogmatismo, dos preconceitos e da autoridade das instituições, das literaturas ou dos sacerdotes. Pois cada praticante é um sacerdote por si só e nossa literatura sagrada é a própria natureza, nosso templo é o mundo, não há lugar que não seja sagrado, não há como estar "fora" Daquilo que tudo abrange, não há favoritos ou escolhidos.

O caminho individual, posteriormente compartilhado, o ser humano sozinho consigo mesmo e ao mesmo tempo UNO com tudo, contemplando e se identificando com o universo.

A verdadeira vida contemplativa, sem busca por salvações ou recompensa, sem medo de um castigo, mas guiado pelo amor a existência.

É fácil perceber seguindo este princípio que talvez haja mais pessoas verdadeiramente religiosas fora dos templos do que filiados a alguma doutrina.

No final o que importa não é o nome do santo que se grita, nem o livro que se tem aberto em cima da mesa, mas a maneira como se vive.

CAMOS

Um comentário:

  1. Ótimo texto e parabéns pela iniciativa do blog.
    Certeza que a espiritualidade que te cerca é muito sábia. Que pai Oxóssi sempre possa expandir seus conhecimentos para que possa compartilhá-los!

    ResponderExcluir