terça-feira, 2 de outubro de 2012

Brasileiros X Umbanda



Noto muitos fatos curiosos ( e outros revoltantes) entre a relação da maioria do povo brasileiro e a religião mais brasileira de todas, a Umbanda.

A grande maioria das pessoas costuma difamar e ridicularizar os praticantes e freqüentadores desta religião, muitas vezes fazendo piada a nível nacional (inacreditavelmente não sendo considerado preconceito religioso, sendo que por muitos menos qualquer outra religião realizaria passeatas, protestos e encaminharia processos).

Mas apesar do desprezo, do descaso, imaginem só, quando a pessoa está com algum problema que os “outros meios” (medicina, tecnologia e sua própria prática religiosa) não conseguiram resolver, adivinham em que porta eles irão bater?

Essa não é uma opinião particular deste autor, é uma constatação de inúmeros casos que presenciei e continuo presenciando. Quando a vida “aperta mais do que se pode suportar”, é o Terreiro (Templo) umbandista que muitas vezes serve de última porta na qual o indivíduo vai bater, normalmente solucionando o problema dele, para ele.

Porque será que há essa mudança de opinião tão rápida quando a pessoa está com risco de vida? Será que hoje em dia ninguém tem fibra ou coragem suficiente para ser fiel as suas convicções e morrer com alguma dignidade? Ou será que não eram convicções? Só um descaso, menosprezando  e ridicularizando aqueles que futuramente iriam lhe ajudar, só porque era engraçado.

Obviamente muito disso se deve à ignorância (falta de conhecimento) do grande público em relação ao que é a Umbanda, julgando todo tipo de feitiçaria como sendo obra de nossa religião. Há também os falsos sacerdotes, que mais para criminosos que para religiosos, mancham a imagem da religião, realizando feitiços (mediante pagamento) e afirmando falsamente serem umbandistas.

Ora, feitiçaria já existia antes da Umbanda e continuará existindo depois que ela finalizar seus trabalhos neste mundo. Feitiços sempre são mascarados de várias formas (já que o propósito do feiticeiro é realmente enganar), não é culpa, nem responsabilidade dos umbandistas “essas coisas” existirem. Mas é fato que no Brasil, a Umbanda é um dos únicos meios que combatem com eficácia toda forma de feitiçaria. 

Representando meus irmãos umbandistas, afirmo nesse texto que não somos feiticeiros e que corajosamente os combatemos quando é possível e necessário. Por isso e por tudo mais, respeito é bom e “nós” (umbandistas e guias espirituais de Umbanda) gostamos e merecemos. 

Isto não é um pedido (pois não somos mendigos), mas uma exigência, ninguém está aqui para servir de bode expiatório para vossos medos e inseguranças espirituais e religiosas.

CAMOS

Um comentário:

  1. Estou percebendo isso bastante na TV, principalmente nas novelas da Globo. Todas as novelas agora tem tais pais e mães de santo que enganam e viram os comédias da novela...
    O pior é que ridicularizam alguma de nossas práticas, ridicularizam o termo saravá, ridicularizam o nome dos Orixás, o nome de Exu, o nome de Pomba Gira, e pra mim isso é revoltante...
    Mas tenho certeza que o astral tem deveres muito mais importantes do que se importar com esse tipo de coisa..

    ResponderExcluir